Desculpe, Peter Parker, mas Miles Morales é o Homem-Aranha que precisávamos

10 janeiro 2019
Por Patrícia Vergili
 
"Homem-Aranha no Aranhaverso" é um filme de animação que chegou com a enorme missão de tentar colocar em evidência Miles Morales, personagem que apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 2011 (Ultimate Fallout #4) para assumir o manto do Homem-Aranha depois da morte de Peter Parker.
 
A intenção era oferecer uma interpretação totalmente diferente do conhecido personagem, garantindo um filme independente. Sem sombra de dúvidas, não só foi muito bem sucedido nessa missão, como também é um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos.


LEIA MAIS:
 "WIFI RALPH": O VILÃO MAIS FOFO DO MUNDO VAI, LITERALMENTE, QUEBRAR A INTERNET
"NASCE UMA ESTRELA" RECEBE CINCO INDICAÇÕES AO GLOBO DE OURO
MARY POPPINS TRAZ A FANTASIA DE VOLTA AOS CINEMAS

 
Trata-se de uma aventura intrigante, inteligente e auto-referencial. Os efeitos visuais inspirados nos quadrinhos são realmente impressionantes (e em 3D ficam perfeitos), e a história de amadurecimento emocional de Miles é relevante e inspiradora. Mas como se trata de um novo universo, repleto de vários novos personagens, o começo do filme pode ser um pouco "rápido demais" e complicado para aqueles que não conhecem todas as referências da história.
 

via GIPHY


Uma breve sequência na abertura conta a história de fundo do falecido Peter Parker. O icônico beijo de cabeça para baixo em Mary Jane no original Homem-Aranha, o resgate de trem do Homem-Aranha 2 e aquela lamentável dancinha do Homem-Aranha 3 são todos referenciados, e quando ele morre, serve como um ponto final de todas as outras iterações do personagem.
 
A história tem início quando Peter Parker tenta destruir um enorme super colisor de partículas construído pelo vilão Kingpin e acaba morto na batalha, levando toda Nova York a lamentar a perda do super-herói de sua cidade natal. Em seguida, o filme muda o foco para Miles Morales, um adolescente negro, com ascendência hispânica, que mora no Brooklin e acaba mordido por uma aranha radioativa em um túnel escondido no metrô.

via GIPHY


Mas como aquele super colisor não havia sido destruído - e funcionou por um breve momento - alguns moradores de diversos universos alternativos acabam parando na Nova York de 2018: um agitado Peter Parker com sobre-peso e na faixa dos 40 anos de idade, o Homem-Aranha preto e branco, o hilariante Porco-Aranha e Spider-Gwen (dublada em inglês pela cantora Hailee Steinfeld) são alguns exemplos.
 
Logo, todos os Aranhas resolvem unir forças para deter Kingpin e para que possam voltar às suas próprias dimensões antes que seja tarde demais. A interação de todos é, ao mesmo tempo, intensa e cômica e esse equilíbrio é essencial porque, embora seja um filme de animação, Miles Morales é um dos personagens principais mais vulneráveis a aparecer em um filme do Homem-Aranha.

via GIPHY


Faz mais de 16 anos anos que fomos apresentados ao Homem-Aranha de Tobey Maguire e Tom Holland pode até estar fazendo um excelente trabalho atualmente, mas "Homem-Aranha no Aranhaverso" é único de uma forma que nenhum dos outros pode se igualar.
 
Prova disso é a conquista de um raro A+ no CinemaScore, nota máxima oferecida para um longa-metragem no site de pesquisas, tornando-se o filme do Homem-Aranha com a maior aprovação do público. E no último domingo (06/01), também conquistou o Globo de Ouro de Melhor Animação, feito que muito provavelmente vai se repetir no Oscar.
 
"Homem-Aranha no Aranhaverso" estreia dia 10 de janeiro nos cinema brasileiros. Confira o trailer:

Categoria:

últimas notícias

Exclusivo! Ally Brooke fala sobre vinda ao Brasil e parceria com Anitta

news

O “estalar de dedos” de Thanos correu o risco de não acontecer em “Vingadores: Guerra Infinita”

news

Tudo que rolou no primeiro show da “sweetener tour”, de Ariana Grande

news

Woody cai na estrada com brinquedo inédito em novo trailer de “Toy Story 4”

Movies

“Lindsay Lohan: A Dona do Paraíso”: Sara vai passar o rodo nos embaixadores

TV

Cachorrinha tem a melhor reação em “discussão” de Chloe Ferry e Sam Gowland

news

Conheça: Malía, a cantora de 20 anos que vai te hipnotizar

news

Nova era? Lady Gaga posta imagem misteriosa nas redes sociais

Música