New Order

New Order: Sobre

Quando o cantor de Joy Division, Ian Curtis, se suicidou em Maio de 1980, os três membros restantes do grupo, Bernard Summer(Bernard Dicken/Albrecht, nascido a 4 de Janeiro de 1956 em Salford, Manchester, Inglaterra; guitarra e voz), Peter Hook(nascido a 13 de Fevereiro de 1956 em Manchester, Inglaterra; baixo) e Stephen Morris(nascido a 28 de Outubro de 1957 em Manchester, Cheshire, Inglaterra; bateria) continuaram a tocar sob o nome de New Order. Summer passou a ser o vocalista, e o trio embarcou numa pequena digressão pelos Estados Unidos, tentando seguir como entidade independente da enorme fama que os Joy Division tinham recebido pouco antes do seu desaparecimento. Mais tarde nesse mesmo ano, contrataram a namorada de Morris, Gillian Gilbert(nascida a 27 de Janeiro de 1961 em Manchester, Inglaterra; teclados e guitarra), e compuseram e experimentaram o seu disco de estreia, Movement, que se editou no ano seguinte.O seu primeiro single, Ceremony, escrito por Joy Division, chegou ao top 40 do Reino Unido na primavera de 1981, e expandiu o legado da sua antiga banda. A faixa profunda e ressoante do baixo de Hook e a incessante e crepitante bateria de Morris eram marcas da casa dos Joy Division. A voz, contudo, era mais frágil e notava-se que Summer não se sentia à vontade como líder do grupo. O desejo da banda em explorar novas tecnologias electrónicas e a sua imersão na cultura do acid house eram cada vez mais patentes na sua música, especialmente numa versão larga do lado B Everything`s Gone Green e no single de Maio de 82 Temptation, que se colocou no top 30. O seu apoio à nova cultura de clubes ficou evidente ao tornarem-se co-proprietários do clube The Haçienda em Manchester, que abriu as suas portas em Withworth Street em 1982 e que acabou por tornar-se no mais famoso ponto de encontro da música dance de Inglaterra. Em 1983, a imprensa esteve de acordo em que o grupo "tinha ressurgido das cinzas" de Joy Division, quando publicaram Power, Corruption & Lies.As suas experiências com artefactos electrónicos eram mais que evidentes e o álbum continha muitas surpresas e canções memoráveis. Os riffs contagiantes do baixo e a letra original de Age of Consent tornou-se instantaneamente num clássico, enquanto a última frase de outro modo elegíaca Your Silent Face:"you`ve caught me at a bad time/so why don`t you piss off", mostrava que Summer já não se sentia pressionado para igualar o lirismo poético e introspectivo de Ian Curtis. Além de redefinir o seu som, desfrutavam claramente do seu novo papel dos "desgraçados mais miseráveis da pop". Blue Monday, que então apenas se editou em formato de 12 polegadas, chegou a tornar-se no maxi-single mais vendido de sempre no Reino Unido. Em 1983, "disco" era uma palavra que soava mal ao mundo independente, e Blue Monday, que combinava um ritmo de dança contagiante com uma voz calma e distante, foi um passo corajoso em direcção a territórios longínquos das listas.Além de influenciar uma legião de grupos britânicos, seria em retrospectiva como um vínculo fundamental entre a música disco dos 70 e a onda dance/house dos finais dos 80. Os New Order tinham-se definido claramente, e ao longo dos anos 80 e princípios dos 90, mantiveram-se como a principal banda independente do Reino Unido, permanecendo leais a Factory Records de Manchester. A sua colaboração com o produtor nova-iorquino de hip hop da moda Arthur Bake deu como resultadoo anti-clímax de Confusion(1983) e Thieves Like Us(1984). Ambos os singles continuaram a mostrar a sua preferência pelo formato de 12 polegadas, estendendo-se por mais de seis minutos, e focalizando a sua preocupação pela pressão que devia gravar com a rádio fórmula em mente. Low-life apareceu em 1985 e, até ao momento, continua a ser o seu álbum mais atractivo.Enquanto a versão do maxi-single de The Perfect Kiss, retirado de Low-life, era um single maravilhoso que mostrava o grupo no seu momento mais inspirador e inovador, a colaboração com o produtor John Robie na versão single de Sub-Culture sublinhava que a sua tendência para experimentar e "jogar" também podia significar o desastre. O seu álbum seguinte, Brotherhood(1986) , ainda contendo temas potentes como Bizarre Love Triangle, não contribuía nada de novo. Foi só na publicação em 1987 do seu single True Faith, um top 5 das listas britânicas que contava com a produção e co-autoria de Stephen Hague, na crista da onda após o êxito com os Pet Shop Boys, e com o acompanhamento de um clip premiado de Phillipe Decoufle, quando os New Order conseguiram satisfazer tanto as expectativas dos seus fãs de sempre e do público em geral. No ano seguinte, uma remistura de Blue Monday a cargo de Quincy Jones proporcionou ao grupo outro sucesso no top 5.Embora a reciclagem de antigas canções e aparições de projectos "pessoais" alimentassem os rumores de uma separação, o número 1 no Reino Unido de Technique os dissipou rapidamente. O álbum, gravado em Ibiza, continha temas dominados pelos ritmos acelerados do baixo e bateria característicos da sua primeira época. Contudo, o seu traço mais apelativo é o flirt com o estilo popular das Baleares, como no single de sucesso Fine Time, cuja letra "I`ve met a lot of cool chicks, but I`ve never met a girl with all her own teeth" com uma voz que parodia o tom caracteristicamente sexy e grave de Barry White dos anos 70.Enquanto isso, o grupo realizou mudanças substanciais nas suas actuações ao vivo. A sua fama de inconstantes e apáticos, junto com a sua recusa firme em tocar encores, foi substituída por concertos mais largos, seguros e atractivos para o público.No Verão de 1990, alcançaram o primeiro lugar das listas britânicas com World In Motion, acompanhados pela selecção inglesa dos Mundiais, numa canção que tem o reconhecimento duvidoso de ser o melhor disco de futebol de sempre, e respeito a qual comentou um membro da banda que "possivelmente seja o cúmulo para os fãs dos Joy Division". Em vez de explorar os seus recentes sucessos com digressões intermináveis, o grupo embarcou inesperadamente em diversos projectos paralelos. Hook formou o grupo de rock duro Revenge, Summer uniu-se ao antigo guitarrista dos Smiths, Johnny Marr, para formar Electronic, e Morris e Gilbert gravaram um álbum sob o escudo de um título como The Other Two. Tanto trabalho extracurricular precipitou os rumores persistentes de que os New Order se tinham separado definitivamente, mas não se produzia nenhum anúncio oficial nem nenhuma nota da imprensa.No Verão de 1991, o grupo anunciou que tinham voltado a reunir-se para gravar um novo disco, que iria ser produzido por Stephen Hague, e que se publicou finalmente em 1993. Republic recebeu comentários que reflectiam uma grande confusão em redor à sua situação. Se bem que mantinham a mistura de rock com música de dança que tão bons resultados deu em Technique, o tom deste disco era mais lento, quase sombrio. Infelizmente, chegou demasiado tarde para salvar a condenada discográfica Factory.Após uma aparição no festival de Reading que lhes valeu mais de uma notícia no jornal, os membros da banda voltaram aos seus projectos respectivos e em 1996, Hook formou o grupo Monaco, muito louvado pela crítica. Em 1998, após cinco anos de silêncio, os cinco membros do grupo reuniram-se de novo para realizar actuações ao vivo e para gravar material novo. A primeira canção nova a editar-se, Brutal, apareceu na banda sonora d"A Praia.