Dido

Dido: últimos vídeos musicais

Sand In My Shoes

Vídeo Musical

Don't Believe In Love

Vídeo Musical

Here with Me

Vídeo Musical

Thank You

Vídeo Musical

Here with Me

Vídeo Musical

Life for Rent

Vídeo Musical

This Land Is Mine (Audio)

Vídeo Musical

Sand In My Shoes (Beginerz Vocal Mix) (Audio)

Vídeo Musical

Dido: Sobre

Dido Florian Cloud de Bounevialle O'Malley Armstrong – mais conhecida simplesmente como Dido - nasceu a 25 de dezembro de 1971, no Reino Unido. É uma das artistas britânicas mais bem sucedidas de todos os tempos.

A cantora e compositora frequentou a Guildhall School of Music de Londres e aos dez anos já tocava flauta, piano e violino. Durante a adolescência ouvia a coleção de discos do irmão e música clássica.

A sua carreira começou em diversos grupos estabelecidos em Londres, antes de integrar os Faithless - banda do irmão Rollo Armstrong – para a qual fez coros e cantou o tema ‘Flowerstand Man’, do álbum de estreia “Reverence” (1996). Em simultâneo trabalhava e estudava Direito. Após as vendas milionárias de “Reverence” Dido andou em digressão com a banda durante 18 meses e participou no segundo álbum, “Sunday 8pm” (1998).

Por esta altura, a inglesa já escrevia o seu próprio material e reunia demos suficientes para fazer um álbum. Estas demos levaram a que assinasse um contrato com a Cheeky Records no Reino Unido e com a americana Arista Records, em 1999. Nesse mesmo ano era editado o seu álbum de estreia, “No Angel”, uma sábia combinação de elementos acústicos e eletrónicos, com produção de Rollo e Youth. O êxito do álbum não foi imediato e começou não na terra Natal, mas nos EUA, quando ‘Here with Me’ foi utilizado na banda sonora da série americana “Roswell” e ‘Thank You’ foi utilizado no filme “Sliding Doors”, protagonizado por Gwyneth Paltrow. Mas foi quando quando o rapper Eminem usou um sample de ‘Thank You’ no tema ‘Stan’ que "No Angel" se tornou um êxito nos dois lados do Atlântico, com vendas superiores a 20 milhões de unidades em todo o mundo e rendendo-lhe o MTV EMA de “Best New Act” em 2001. Além de ‘Here With Me’ e ‘Thank You’ o tema ‘Hunter’ – que Dido interpretou ao vivo nos MTV EMA 2001 – foi outro êxito do registo, que incluiu também as faixas ‘Don’t Think Of Me’ e ‘All You Want’.

Em 2002 Dido voltou a unir-se aos Faithless para cantar no tema ‘One Step Too Far’, do álbum “Outrospective”.

Um ano depois era editado “Life for Rent”, álbum que representou novo êxito junto da crítica e público, muito por conta dos singles ‘White Flag’, ‘Life for Rent’, ‘Don’t Leave Home’ e ’Sand In My Shoes’.

O êxito de "No Angel” (1999) e “Life For Rent” (2003) foi tal que integram ambos a lista dos discos britânicos mais vendidos de sempre, bem como o Top 10 dos álbuns mais vendidos entre 2000 e 2010.

O terceiro álbum de estúdio da cantora, “Safe Trip Home” foi editado em 2008 e aclamado pela crítica não alcançando, no entanto, o sucesso dos antecessores junto do público. O registo foi gravado entre Los Angeles e Londres, com produção da própria Dido e de Jon Brion (Fiona Apple, Kayne West, Rufus Wainwright, The Eels) e Ark (Faithless). O álbum foi apresentado pelo single ‘Don’t Believe in Love’. Aquando da edição a britânica convidou vários realizadores para dirigir 11 curtas-metragens, tantas quantas as músicas do álbum, entre eles Cristina Miranda, uma realizadora portuguesa radicada em Londres, que gravou o vídeo da faixa ‘The Day Before The Day’ na Nazaré.

Em 2010 Dido cedeu o tema ‘Everything to Lose’ para a banda Sonora do filme “Sex and the City 2”.

No ano seguinte a cantora foi mãe do pequeno Stanley, nome inspirado no tema ‘Stan’, do rapper norte-americano Eminem, música que inclui um sample da faixa ‘Thank You’ (do álbum "No Angel") e que lançou a cantora para o estrelato em 2001. O polémico vídeo do tema ‘Stan’ conta com a participação de Dido e foi nomeado para “Vídeo do Ano”, “Melhor Vídeo Rap”, “Melhor Vídeo Masculino”, “Melhor Realização” e "Melhor Cinematografia” nos MTV VMA 2001.

A gravidez levou a que Dido cancelasse a sua atuação nos Óscares em 2011, ano em que a voz de ‘Life For Rent’ estava nomeada na categoria de “Melhor Música”, por ‘If I Rise’, uma parceria com A. R. Rahman e Rollo Armstrong, incluida na banda sonora do filme “127 Horas”.

Durante a sua carreira a inglesa foi nomeada para um total de 11 MTV EMA e 10 MTV VMA. Além disso foi distinguida com 4 prémios Brit e 1 Ivor Novello.

Em março de 2012 Dido editou o álbum “Girl Who Got Away”. No seu terceiro trabalho, apresentado pelo single ‘No Freedom’, a britânica voltou a trabalhar com o irmão Rollo Armstrong, que produziu a maioria dos 11 temas do registo. Brian Eno, Jeff Bhasker, Rick Nowels e Greg Kurstin foram outros colaboradores do registo, bem como o rapper Kendrick Lamar, que participa no tema ‘Let Us Move On’.


Samuel Cruz